Seja Bem-vindo (a)

Seja bem-vindo (a)
Como sempre dizemos, é uma honra poder mostrar nossos produtos a você.
Sabemos da dificuldade em encontrar mercadorias neste segmento.
Por isso nos empenhamos cada vez mais para satisfazê-lo (a).

Como deve vestir-se a mulher cristã (pequena análise cultural e bíblica)


Como deve vestir-se a mulher cristã (pequena análise cultural e bíblica).
Como dito pelo pastor Sóstenes na entrevista à revista Época, que foi alvo de comentário entitulado “As evangélicas abandonam as saias” no site gospel mulher, no mês de junho, “Não haja roupa de homem em mulher, nem roupa de mulher em homem”. Disse ainda ser a sociedade quem determina se uma roupa é de homem ou mulher. Acredito ter equivocado-se o pastor somente quando não referiu que a sociedade determina se uma roupa é de homem ou de mulher baseando-se em seu costume, ou seja, se em um país o costume é a mulher usar calça, a igreja deverá usar calça e se for o contrário, deverá usar saia. Um exemplo: o costume da Escócia é o homem usar aquela roupa que mais se aproxima da saia do que da calça. Então, o costume daquele país é o homem usar saia.
Para descobrirmos qual o costume relativo à vestimenta da mulher aqui no Brasil, devemos saber sob que foco faremos a análise. a) Primeiro, poderemos saber qual o costume da mulher no dia-a-dia, ou seja, a roupa que utiliza para ir trabalhar, fazer compras, dirigir ou andar de ônibus (trem, metrô ou outro meio). Sabemos que o meio de transporte exige da mulher uma maneira diferente de vestir, podem confirmar aquelas que utilizam ônibus no horário de pico. Neste caso, entendo uma roupa casual, despreocupada e confortável como a mais prudente, devendo se adequar ao local onde se pretende ir. Então, se pretender a mulher ir ao supermercado, poderá usar uma calça jeans com uma blusa não decotada (porque a intenção é fazer compras e não “flertar”) e um sapato, tênis ou bota. b) Segundo, o foco pode ser a roupa utilizada pela mulher para sair na "balada", se divertir, etc. Neste caso a mulher vai – na maioria das vezes e tal como os homens - sair para se mostrar e em busca de diversão, que comumente termina em um envolvimento. Para estas ocasiões a roupa mais indicada é uma calça legging ou jeans extremamente apertada, com uma blusinha de alças ou muito decotada (mostrando a barriga) e com um sapato de salto alto. c) E, por último, podemos abordar a vestimenta da mulher para comparcer àqueles lugares em que se exige maior comprometimento social, como por exemplo, audiências, cultos, comparecimento a órgãos públicos, participaçao de eventos, casamentos, aniversários de 15 anos, etc. Nestes locais a roupa “social”, mais formal, é a mais apropriada. Assim, podem ser utilizados vestidos “de festa”, conjuntos de saia e blaser, saias em tecido plano (oxford ou two way) com camisetes em tricoline, acompanhadas de casacos 7/8 (dependendo das condições do tempo), ou, ainda, saias em viscolycra, com bordados, com uma blusa mais básica. Em todos estes trajes o sapato de salto é o calçado mais apropriado.
Enfim, qual a maneira de vestir indicadas acima deve ser a utilizada para a mulher cristã frequentar um culto? A causal e mais confortável como quem vai a um supermercado? A calça legging ou jeans apertada como quem vai para uma “balada” explorar “a carne”? Ou a roupa mais formal utilizada para ir a uma festa?
Vamos utilizar alguns argumentos bíblicos para a escolha.
O caso da roupa utilizada para a “balada” (b), é a mais inadequada, devendo ser afastada de plano, “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5:17. Se vamos a um local cultuar a Deus todo poderoso e em busca de seu Espírito Santo, não podemos estar vestidos como alguém que sai à noite para “flertar” ou satisfazer as obras da carne que são adultério, prostituição, impureza, lascívia...invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas...” porque “...os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5, 19-21.
Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus” Provérbios, 4: 14.
A grande dúvida, então, é se queremos adorar a Deus vestidos de forma despreocupada, casual, com roupas de quem vai a um supermercado, ou trajados com mais formalidade, de como quem vai a uma festa, um casamento talvez.
Entendo que o formalismo deve prevalecer, pois quando adoramos a Deus o fizemos da melhor forma possível.
Nós também buscamos pertencer à casa do Santo Rei e, por isso, devemos nos vestir de vestes ricas, ou seja, das melhores vestes. Isso tudo para que as pessoas que nos rodeiam vejam a diferença em nossos comprotamentos, pois somos O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO. E sendo nós uma referência, devemos vestir o que existe de melhor. Então, se as pessoas vão a eventos formais de saia, devem as mulheres cristãs também usar saias para influenciar as demais e para servirem de referência. De outra forma, estariam se comparando a homens, pois é destes o “privilégio” de vestir calças. Tanto assim, que eles não podem usar saias. Se é reservado aos homens brasileiros o uso de calças, no momento em que as mulheres a utilizam estão se vestindo como eles.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmos 1:1.
E para aqueles que gostam de sempre discordar de algo, observo, ainda, que estamos falando de pessoas que têm condições financeiras para optar em vestir-se de uma entre as três formas apontadas acima. Por óbvio, o que interessa é que aquele que entre na Casa do Senhor – seja de calça legging, de saia rasgada, sem chinelos, mendigo ou milionário – possa adorá-lo de todo o seu coração. E não cabe a nós julgar aqueles que querem adorar ao Senhor verdadeiramente, pois D'Ele – e para Ele - é toda a honra e a glória para todo o sempre.
E fico pensando...
Quando Jesus vier seremos transformados num "corpo de glória".
É óbvio que o corpo, neste caso, não é sequer parecido com o nosso.
Mas já pensaram ser transformado em um corpo de glória logo após estar vestido com uma calça legging ou calça jeans extremamente apertada? ou com uma saia, mas uma tão curta que quase não cobre nada?
Por toda essa análise tenho a certeza que essa moda de "liberar" é contra os princípios cristãos. Não estou sequer falando em igreja, mas o comportamento cristão frente à face pura e simples de Deus. Como podemos pretender ficar perto da glória de Deus após o arrebatamento se aqui não conseguimos sequer lutar com a carne?
Mulheres verdadeiramente cristãs, continuem combatendo a carne, pois só assim conseguirão ficar mais perto do espírito.
E para aquelas que querem uma boa dica de moda que se preocupa com essa questão, tem uma marca nova no mercado chamada "D'Martinha". É só colocar o nome no google e alguns sites mostrarão algumas fotos.
Espero ter contribuído para o deslinde da questão e ter confortado o coração daquelas que querem verdadeiramente seguir nos passos do espírito.
Que a paz do Espírito Santo Consolador esteja em vossos corações e guie os seus pensamentos.
Bel. Rubens Fernando da Silva, um colunista gospel mulher.
Artigo publicado no site http://www.gospelmulher.com.br/